Inglês é coisa de criança sim!
A língua inglesa faz parte da vida dos brasileiros, e somos iniciados nela cada vez mais cedo. Mesmo assim, alguns acreditam que é muito cedo inserir o aprendizado do idioma na infância. Mas se o objetivo é ser fluente, estudos mostram que este é o momento ideal.
Uma pesquisa realizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) conseguiu identificar a idade “certa” para começar a estudar inglês. Segundo o instituto, os alunos que têm o objetivo de adquirir conhecimento gramatical como um nativo devem iniciar o aprendizado por volta dos 10 anos de idade.
Esta é a faixa etária onde possuímos maior facilidade para o bilinguismo, período que se estende até os 17 ou 18 anos. Entrando no mundo do inglês cedo, faz com que o aluno aproveite inteiramente essa melhor fase da vida, atingindo o ápice da sua habilidade.
Outras vantagens
Já foram realizados inúmeros estudos sobre o aprendizado de outra língua ainda na infância (até mesmo bebês), e os benefícios sociocognitivos são mais do que comprovados.
Ao contrário do que muitos podem pensar, crianças bilíngues não ficam confusas, mas sim desenvolvem maior capacidade de comunicação, de atenção, de resolução de problemas, e de avaliar a qualidade gramatical de frases. Além disso, os pequenos adquirem melhor memória e a habilidade de absorver vários estímulos e conteúdos de uma só vez.
Não é criança? Não tem problema nenhum
Mesmo delimitando o “período de ouro” para aprender inglês, a pesquisa não mostra o porquê do cérebro perder essa capacidade de absorção de outra língua após os 18 anos. O coautor do estudo do MIT levanta a hipótese de mudança de ritmo da vida e inserção de novas atividades, como faculdade, trabalho e outras atribuições. Mas adultos são capazes sim de adquirir um bom conhecimento do idioma e se tornarem fluentes.
Aqui no BRASAS Brasília, nós oferecemos cursos para todas as idades. Temos turmas para alunos a partir dos 6 anos, o Candy club; o curso Kids, para crianças de 8 a 10 anos; e o Juniors, a partir dos 11 anos. Aproveite a melhor fase e traga seu filho para falar inglês de verdade com a gente. E como um nativo!