5 dicas para quem vai começar a estudar inglês no segundo semestre

5 dicas para quem vai começar a estudar inglês no segundo semestre

O período de férias está chegando ao fim, e muitos aproveitam o clima de recomeço do segundo semestre para colocar alguns planos em prática. Entre eles, está o de começar ou retomar os estudos de inglês.

Então, se você está com todo o gás para dar esse importante passo, o diretor do BRASAS Sudoeste, Pedro Batista, separou 5 dicas para potencializar seu aprendizado e acelerar a sua fluência. Vem ver!

1 – Pesquise a reputação da escola

Hoje existe uma oferta muito grande de escolas de inglês que trabalham com metodologias diferentes, mas nem todas elas vão satisfazer às suas necessidades.

Portanto, faça uma pesquisa na internet, saiba como cada uma delas trabalha, busque comentários nas redes sociais, converse com amigos e familiares e procure saber se a escola já foi eficaz para outras pessoas. Isso vai aumentar suas chances de escolher o método que vai te levar à fluência.

2 – Saiba onde você quer chegar com o inglês

Por que você decidiu estudar inglês? Pode ser para trabalho, viagem, passar em um exame internacional, adquirir fluência… Seja qual for, trace esse plano!

Em vários anos de experiência em sala de aula, Pedro observa que o aprendizado costuma ser mais melhor quando há um objetivo certo para a língua. O aluno se torna mais motivado, frequenta as aulas com mais disciplina e tem maior rendimento.

3 – Tenha uma rotina de estudos em casa

É muito importante que você frequente as aulas e participe ativamente das atividades em sala, mas é essencial reforçar o aprendizado.

É preciso ter um tempo em casa para estudar e ouvir o material de áudio oferecido pela escola. O BRASAS possui um aplicativo que facilita muito esse acesso, pois pode ser ouvido até pelo celular.

Se você já é um aluno de nível mais avançado, é esse o momento em que você vai escrever as redações ou realizar outra atividade que exija a produção escrita.

Então, se planeje! Defina quanto da sua semana será dedicado à fixação de conteúdo. Tenha certeza que isso vai alavancar seu progresso!

4 – Se exponha ao inglês no dia a dia

Essa dica é para quem já tem conhecimento no inglês. Se você já acertou na escola (veio para o BRASAS), tem um objetivo certo para a língua e estuda em casa, agora é a hora de se jogar no inglês!

O idioma é extremamente acessível nos dias de hoje e pode ser facilmente incorporado à sua rotina. Quer exemplos?

  • Ouça músicas atentamente;
  • Assista pequenos vídeos e palestras na internet;
  • Veja séries e filmes com legenda em inglês. E quando se sentir confiante, vá tirando a legenda completamente;
  • Se tiver a oportunidade de viajar, tente conversar com nativos;
  • Leia livros, revistas e jornais.

A exposição à língua fora de sala de aula faz você perder a timidez, aumentar o vocabulário e aprender novas expressões (item importantíssimo para a fluência).

5 – Dedique-se!

Tenha em mente que uma nova informação precisa de tempo e de repetição para ser assimilada. Isso significa que você deve ter persistência!

Há momentos em que você perceberá uma evolução mais rápida e em outros ela será mais lenta. E muitas vezes isso depende não só do nível de dificuldade da informação, mas do quanto de tempo o aluno dedica ao estudo fora de sala.

O BRASAS oferece um resultado muito bom e te leva à fluência rápido, mas a gente conta com a sua parceria e empenho nos estudos para voar muito alto com o inglês.

Dê o primeiro passo